Segurança em Laboratório Químico


data

03 de Outubro

objetivo

Treinamento em Segurança no Laboratório Químico incluindo o Manuseio de equipamentos, Vidrarias e Produtos Químicos, com objetivo de demonstrar e conscientizar aos usuários para os riscos envolvendo o trabalho no laboratório.

Pode ser realizado em conjunto com o treinamento “Manuseio de Produtos Químicos e Gerenciamento de Resíduos em Laboratório” para complementar informações dos riscos que envolvem o trabalho em um laboratório.

programa

      1. Recomendações Gerais – Conceitos de acidentes, riscos e perigos: Riscos de exposição aos principais agentes químicos utilizados no laboratório; Vias de absorção de agentes químicos; Conceitos de toxicidade e limites de tolerâncias.

      2. Condições básicas de um Laboratório seguro: Layout; Conceitos e localização de equipamentos de emergência (extintores de incêndio, chuveiros/ lava-olhos, manta corta-fogo); Equipamentos de proteção coletiva, sistemas de exaustão e capelas.

      3. Equipamentos de proteção individual – uso adequado: Proteção de olhos, face, braços mãos e pés; Proteção respiratória.

      4. O vidro no laboratório
      - O vidro, composição, características e propriedades.
      Tipos de vidro utilizados em laboratório: vidro sodalime, vidro borosilicato, vidro neutro e quartzo; Características do vidro borosilicato, vantagens e suas limitações.
      - Manuseio de vidraria - cuidados: Vidraria riscada e trincada; Características Mecânicas; Propriedades Térmicas - Coeficiente de expansão térmica; Operação com aparelhagens de vidro; Como evitar quebras; Cuidados com rolhas e juntas esmerilhadas; Uso sob aquecimento - utilização de bicos de gás, chapas e mantas aquecedoras; Limpeza de vidrarias.
      - Recomendações para segurança máxima: Uso sob aquecimento - utilização de bicos de gás; Utilização de chapas e mantas aquecedoras; como utilizar vidraria com segurança; Analisando riscos de operações com vidrarias.

      5. Trabalhando com segurança no laboratório: Utilização de equipamentos e aparelhagem em geral, chapas e mantas aquecedoras; Utilização de vácuo em laboratório, trabalhando com vidraria sob pressão; Uso de equipamentos elétricos; Chama em laboratórios; Operação em capelas; Transporte e manuseio de reagentes, vidrarias e equipamentos de laboratório; como utilizar equipamentos com segurança. Ao terminar a jornada de trabalho.

      6. Utilização e manuseio de produtos químicos: Líquidos inflamáveis e combustíveis; Produtos tóxicos, corrosivos e pirofóricos; Produtos químicos especiais (peróxidos, cloratos, percloratos, nitratos); Manipulando gelo seco e nitrogênio líquido; Cilindros de gás comprimido.

      7. Derramamento de produtos químicos: providências e atuação imediata; a utilização de agentes absorventes.

      8. Armazenamento de Produtos Químicos: Incompatibilidade e simbologia de riscos.
      Recomendações gerais; Apresentação de vídeo de segurança; Ao terminar a jornada de trabalho.

      9. Incêndios: teoria, fontes causadoras e princípios de combate; prevenção de incêndios em laboratórios.

      10. Programa de Segurança do Laboratório: documentação, procedimentos e registros; análises de riscos; Instruções Básicas de Segurança para o Trabalho em Laboratório.

      11. Fichas de Segurança de Produtos Químicos (FISPQs): importância e aplicação; o GHS; a série de Normas NBR 14.725.

      12. Resíduos de Laboratório: classificação de resíduos; Conceito dos 3R, Reduzir, Reutilizar, Reciclar; Segregação e descarte de resíduos sólidos, líquidos e gasosos.

      Bibliografia.

      Durante o treinamento, são comentados vários casos de acidentes e apresentado um vídeo de 17 minutos sobre segurança em laboratório químico.

metodologia

Discussão dos temas e conceitos com utilização de data-show e flip-chart. Exercícios para fixação

público-alvo

Analistas, técnicos, pesquisadores e supervisores que atuam em laboratórios físico-químicos de controle de qualidade e de pesquisa e desenvolvimento, na indústria ou em universidades.

instrutor

Prof. MSc. Mery dos Santos Filho

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9970991487206739

Químico formado pela Universidade Santa Cecília –UNISANTA- Santos. Mestre em Ciências, área de Física e Química de matérias Aeroespaciais, pelo ITA. Professor Universitário para graduação de Laboratório de Química Geral, Análise Instrumental, Bromatologia e Controle de Qualidade. Coordenador da Qualidade, Representante da Administração do Laboratório de Ecotoxicologia da UNISANTA, criou e implantou sistemas de gestão da qualidade segundo as normas NBR ISO 9002:1994 e NBR ISO/IEC 17025:2001/2005. Professor para pós-graduação de Auditoria Ambiental em curso MBA de gestão Ambiental Portuária – CODESP/UNISANTA. Auditor Líder NBR ISO 9001:2000 e ISO/TS 16949:2002 - Sistemas de Gestão da Qualidade - RAB, pela InterAction Plexus. Auditor NBR ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental – IEMA (RU) e Normas Ambientais do INMETRO, pela Proenco Brasil. Especialista em técnicas espectroscópicas, com mais de 30 anos de experiência em Espectrofotometrias no Infravermelho médio (MID IR), no Infravermelho próximo (NEAR IR) e UV-visível. Especializado em técnicas e desenvolvimentos de Termogravimetria (TG/DTA), Termogravimetria acoplada a Infravermelho (TG/FTIR) e Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC). Trabalhou para Oxiteno S/A, Laboratório Nacional de Análises (Receita Federal), CBC Indústrias Pesadas S/A, Bombril S/A Indústria e Comércio, Avon Cosmético LTDA.