Manuseio de Produtos Químicos e Gerenciamento de Resíduos em Laboratório


data

04 de Outubro

objetivo

Treinamento visa demonstrar o manuseio correto de produtos químicos, e como gerenciar resíduos, com objetivo de demonstrar e conscientizar aos usuários para os riscos envolvendo o trabalho no laboratório com a utilização de produtos químicos e a importância dos princípios de redução e gerenciamento de resíduos perigosos.

Pode ser realizado em conjunto com o treinamento “Segurança em Laboratório Químico” para complementar informações dos riscos que envolvem o trabalho em um laboratório.

programa

      1. Produtos Químicos, definições; O que são; quais são os perigos; Características de riscos; Fatores que influenciam a resposta do organismo às exposições químicas.

      2. Produtos químicos e suas características; Identificação dos Produtos Químicos Perigosos; Rotulagem; Riscos no manuseio dos produtos químicos; Segurança no manuseio dos produtos químicos; Cuidados a serem tomados no manuseio dos produtos químicos

      3. Classificação de Perigos – A NBR 14725 Parte 2: Sistema de Classificação de Perigos

      4. Plano de gerenciamento de resíduos; Diretrizes básicas para o gerenciamento; Elaboração do PGR; Responsável técnico; Armazenamento e disposição de resíduos químicos; Revalidação de reagentes.

      5. Resíduos biológicos e resíduos químicos, orgânicos e inorgânicos; Resíduos comuns e resíduos recicláveis; Misturas de resíduos; Identificação - cores para os diferentes tipos de resíduos.

      6. Resíduos de laboratório: Conceitos; Segregação de resíduos; Destino dos resíduos químicos; Reciclagem e co-processamento de resíduos químicos; Incineração de resíduos químicos;

      7. Tratamento de resíduos químicos; Caracterização de resíduos não identificados; Outros exemplos de tratamento de resíduos.

      8. Descarte de resíduos químicos: no lixo comum; em aterro Classe I; em rede de efluentes; Descarte de resíduos químicos – Gases, Líquidos, Sólidos; Cuidados no Descarte de resíduos químicos;

      9. Transporte de resíduos químicos, legislação e normas. A NBR 16725 - Resíduo químico - Informações sobre segurança, saúde e meio ambiente - Ficha com dados de segurança de resíduos químicos (FDSR) e rotulagem.

      Bibliografia.

metodologia

Discussão dos temas e conceitos com utilização de data-show e flip-chart. Exercícios para fixação

público-alvo

Analistas, técnicos, pesquisadores e supervisores que atuam em laboratórios físico-químicos de controle de qualidade e de pesquisa e desenvolvimento, na indústria ou em universidades.

instrutor

Prof. MSc. Mery dos Santos Filho

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9970991487206739

Químico formado pela Universidade Santa Cecília –UNISANTA- Santos. Mestre em Ciências, área de Física e Química de matérias Aeroespaciais, pelo ITA. Professor Universitário para graduação de Laboratório de Química Geral, Análise Instrumental, Bromatologia e Controle de Qualidade. Coordenador da Qualidade, Representante da Administração do Laboratório de Ecotoxicologia da UNISANTA, criou e implantou sistemas de gestão da qualidade segundo as normas NBR ISO 9002:1994 e NBR ISO/IEC 17025:2001/2005. Professor para pós-graduação de Auditoria Ambiental em curso MBA de gestão Ambiental Portuária – CODESP/UNISANTA. Auditor Líder NBR ISO 9001:2000 e ISO/TS 16949:2002 - Sistemas de Gestão da Qualidade - RAB, pela InterAction Plexus. Auditor NBR ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental – IEMA (RU) e Normas Ambientais do INMETRO, pela Proenco Brasil. Especialista em técnicas espectroscópicas, com mais de 30 anos de experiência em Espectrofotometrias no Infravermelho médio (MID IR), no Infravermelho próximo (NEAR IR) e UV-visível. Especializado em técnicas e desenvolvimentos de Termogravimetria (TG/DTA), Termogravimetria acoplada a Infravermelho (TG/FTIR) e Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC). Trabalhou para Oxiteno S/A, Laboratório Nacional de Análises (Receita Federal), CBC Indústrias Pesadas S/A, Bombril S/A Indústria e Comércio, Avon Cosmético LTDA.