Laboratórios Móveis: Solução e Praticidade



Um ambiente controlado e asséptico de um laboratório tradicional, não necessariamente deve-se manter fixo a uma área . Já existem soluções para isso, são os Laboratórios Móveis.

São modernos laboratórios projetados e construídos para um fim específico que satisfaçam a real necessidade do momento presente e que possibilitem as futuras fases evolutivas da demanda .

Esta solução, é extremamente atrativa (minimizando os custos de fabricação e instalação, pois todo o ambiente já sai preparado e testado de fabrica), para empresas que necessitam de uma ampliação de seu laboratório, podendo ele ser transportado para uma outra área quando necessário . É extremamente válido, durante processos de reforma,onde o laboratório não pode ficar desativado, usando assim, um laboratório auxiliar. E é atrativa também como uma unidade operacional móvel (em um veículo ou alocado em uma carreta ou caminhão), seja para fins de saúde ou para transportar o laboratório em áreas de difícil acesso
ou alocado em uma carreta ou caminhão), seja para fins de saúde ou para transportar o laboratório em áreas de difícil acesso .

É possível classificar em três tipos os laboratórios móveis: Móvel (em veículo ou unidade móvel sobre um caminhão), Transportável e Fixo, estes dois em contêineres.

Laboratórios de Segurança Microbiológica P2/P3

-Concebidos para trabalhar com agentes patogênicos perigosos (SARS, gripe aviária, AIDS, etc), protegendo o operador e o meio ambiente.
-Ambientes estanques e despressurizados equipados com uma instalação de tratamento do ar com alto nível de filtração .
É uma ambiente necessário para qualquer atividade relacionada com riscos biológicos de natureza: Sanitária, Epidêmica ou Malevolente.

Salas Limpas
É feita quando o objetivo principal é proteger o produto e estudo de contato com o meio-ambiente. São construídos em contêiner, ambientes controlados com toda a preocupação na escolha de materiais assépticos e níveis de filtragem. Principais parâmetros controlados: Temperatura, Pressão, Umidade e Contaminação por partículas.

Laboratórios de Exames Especializados
São vans ou unidades móveis sobre caminhões, que vão até o local para fazer a análise, seja ir até a comunidade para fazer análises clinicas, ou leito de rios para análises de água ou a fazendas para fazer a análise de leite, solo, entre outras atividades.

Contêineres

Os contêineres são estruturados em Aço Corten, material que possui elevada propriedade mecânica e alta resistência a corrosão, Este material é empregado em partes estruturais, permitindo assim, o empilhamento de módulos, podendo formar andares e ganhar mais espaço, sem a necessidade de uma área maior do terreno.

Sobre o chassi metálico do conteiner, é feito um piso estruturado em compensado de chapas de madeira dura, imunizada contra organismos xilófagos, causadores de biodegradação da madeira. O Piso dimensionado para carga móvel até 3,5 KN/m2. Existem ainda, na parte inferior da madeira, sob as travessas em aço galvanizado, chapas protetoras zincadas.

O teto é em chassi rígido com calhas embutidas para água pluvial, a rede hidraulica é composta por tubos de PVC embutidos e protegidos dentro das colunas, com saída na parte inferior do chassi-piso.

O teto é projetado com chapas ventiladas, para eliminar estufamento de ar, promover isolamento termo-acústico com manta plástica como barreira de vapor e compensado imunizado.

Paredes em painéis tipo "sanduíche", o revestimento é composto de chapas zincadas internas e externas e parte isolante em poliuretano injetado, inclusive painel decorativo, caso previsto.

Cada módulo possui uma instalação elétrica individual com interligação para um quadrocentral com disjuntores. Os pontos de luz, tomadas mono universal, tomadas para micros ou similares são ligados individualmente até o quadro central, propiciando a vantagem de independência e facilidade em caso de manutenção.

Dimensões: Módulo Metálico, tipo container habitacional

Comprimento: 6,00 a 9,00m
Largura: 2,4 a 3,0 m
Altura Interna: 2.500m
Altura Externa: 2,8 a 3,0m
Outras dimensões sob consulta:

Os engenheiros da Vidy, Precilabo e da Labover, empresa francesa especializada na construção desses laboratórios, estão a disposição para desenvolver qualquer projeto de laboratório móvel, transportável ou fixo.

Voltar para as publicações