A REOTERM acaba de assumir a representação da americana MICROTRAC, uma das líderes mundiais para equipamentos na área de caracterização de partículas. A MICROTRAC fornece equipamentos com tecnoclogia de ponta para determinação de tamanho, formato, carga e área superficial de partículas secas ou em dispersão – em tamanhos de nano até centímetros.

 

 
Analisador de tamanho e distribuição de tamanho de partículas
BLUEWAVE, com tecnologia TRILASER para resolução superior


Aplicações existem em virtualmente todas as indústrias, desde alimentos, farmacêutica, cosmética, química até petroleira, de mineração ou de construção civil. As técnicas disponíveis para análises de tamanho e formato de partículas incluem o espalha-mento de luz para determinar o tamanho de nano-partículas ou massa molar de polímeros, a difração de luz para partículas em ordens de grandeza de micras para poucos milímetros, e a análise de imagens para caracterizar tamanho e formato de partículas a partir de algumas micras até 25cm (inclusive análise 3D). A MICROTRAC, em cooperação com a ParticleMetrix da Alemanha, também fornece os equipa-mentos para determinação do potencial Zeta, através dos métodos da mobilidade eletroforética ou do potencial corrente.

Quem precisa saber mais sobre área superficial, distribuição de tamanho de poros de partículas, fenômenos de adsorção / desorção ou propriedades químicas de superfícies, encontrará o equipamento adequado na linha da BEL, que firmou um acordo com a MICROTRAC em 2013. Desde modelos simples para análises de BET até equipamentos para caracterização complexa de sistemas multi-componentes estão disponíveis.
Fenômenos semelhantes, mas para partículas em suspensão, podem ser observados na linha da XIGO Nanotools, que determinam a área superficial e observam processos de adsorção na base de uma técnica de RMN. Como estas medidas não são destrutivas, podem ser utilizadas para estudos de estabilidade de emulsões ou suspensões ao longo do tempo de condicionamento de amostras.

 

 
XIGO Acorn Area para determinação de área superficial de partículas em suspensões

Para obter mais informações, visite os sites da MICROTRAC (www.microtrac.com) e da XIGO (www.xigonanotools.com) ou verifique a parte da “caracterização” do site novo da Reoterm www.reoterm.com.br, ou entre diretamente em contato conosco através do e-mail info@reoterm.com.br.

A MICROTRAC e a XIGO são representadas exclusivamente no Brasil pela Reoterm Instrumentos Científicos Ltda.
Tel.: 11 4786 2177 - SP / 21 2502 0108 - RJ

Voltar para notícias