Empresa Vale S.A. recebe em seu Centro Tecnológico

em Nova Lima o mais avançado Sistema de Microscopia de Fusibilidade.



A empresa Vale S.A., recebeu neste mês de Outubro, em seu Centro Tecnológico de Nova Lima em Minas Gerais, o mais avançado sistema de microscopia de fusibilidade fabricado na Alemanha, pela empresa Hesse Instruments GmbH.

O sistema permite, o trabalho de análise de fusibilidade, através de um forno de aquecimento de até 1.750 graus, com controle totalmente automático, permitindo a elaboração de rampas de aquecimento e gráficos do objeto a ser estudado.

A utilização deste sistema, está atrelado ao estudo de novos materiais sendo que a empresa Vale, efetuou a sua aquisição para o estudo do carvão mineral empregado na área de fundição na coqueria, porém durante as pesquisas para aquisição e durante o processo de instalação e treinamento, foi verificado por outros setores da empresa, a oportunidade de utilização do sistema para análises até então executadas por métodos onerosos e com tempo de execução demasiado longo.

O sistema é integrado a um software de análise fornecido e desenvolvido pelo próprio fabricante que permite a gravação total do experimento e posterior visualização e ou análise dos dados e imagens gerados, permitindo assim ao usuário a execução de atividades paralelas, sem a necessidade de permanecer o tempo total do experimento ao lado do equipamento.

O proprietário e engenheiro respon-sável da empresa Hesse Instruments GmbH, Dr. Axel, esteve pessoalmente promovendo a instalação e treinamento do sistema aos funcionários da Vale S.A., cujo setor é coordenado pela Sra. Telma Giudice, que esteve recebendo as instruções de uso e treinamento especifico do equipamento. A empresa Hesse é representada no Brasil pela empresa C.K. Comércio e Represen-tação Ltda., e a empresa RCB Representações Brasileiras, responsável no Estado de Minas Gerais.

Este equipamento é a segunda unidade instalada no Brasil, e a primeira a ser utilizada em um Centro de Pesquisas de Alta Tecnologia, como este da empresa Vale S.A., em Minas Gerais.

Voltar para notícias