Bancada Lateral


Quando uma empresa procura oferecer condições ergonômicas de trabalho, tem como objetivo aumentar a produtividade da equipe e prevenir-se contra os altos custos decorrentes do tratamento e afastamento do funcionário que sofre acidentes, Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT), conseqüências diretas da postura imprópria e dos movimentos biomecânicos incorretos, causados pelo uso de bancadas e/ou equipamentos inadequados à função ou ao biotipo do indivíduo.

Isto significa que as expectativas do cliente quanto ao projeto do laboratório vão muito além da organização espacial ou estética e, por isso, o responsável deve ter conheci-mentos sobre ergonomia para dar conta desta empreitada.

A ergonomia é a ciência que estuda as relações entre o ser humano e seu trabalho, e envolve todas as condições ambientais como ventilação,temperatura ou luminotécnica, compatíveis com o layout, características do equipamento e da bancada, e em especial o plano de trabalho, elemento fundamental para a saúde ocupacional.

A maioria das instalações de laboratório não leva em consideração a postura e os movimentos mecânicos do usuário. A maior parte dos planos de trabalho é projetada com o objetivo de acomodar os equipamentos, sem considerar a interface usuário-produto. A situação fica ainda mais grave quando a atividade obriga o funcionário a se "esticar" ou se "contorcer" para alcançar os objetivos e/ou comandos. normas técnicas e padrões norte-americanos e europeus.

Normas e Padrões
Os parâmetros a serem observados para a escolha das bancadas de laboratório estão contidos na Norma Regulamentadora 17 do Ministério do Trabalho (NR17), nas Normas Técnicas Brasileiras (NBR's) 13960 a 13967, que apresentam as características físicas e dimensionais, e nas NBR's 14109 e 14113, que determinam os padrões para a indústria testar estabilidade, resistência e durabilidade.

Essas regulamentações apenas indicam o caminho a ser seguido, sem apresentar critérios ergonômicos profundos e específicos para laboratórios. Na falta de informações mais completas, a indústria nacional costuma utilizar normas técnicas e padrões norte-amercanos e europeus.

Utilizando o "know-how" de 57 anos do Grupo Vidy, os ergonomistas lançaram a linha Vidy-Flex, totalmente nacional, que está fazendo uma verdadeira revolução nos conceitos de bancadas de laboratórios, atendendo a todos os aspectos ergonômicos e a todas as necessidades de flexibilidade das instalações elétricas e hidráulicas, com total segurança para os funcionários.

As estruturas do mobiliário Vidy-Flex são fabricadas em alumínio e aço recoberto com pintura eletrostática a base de epoxi-poliéster.

As chapas, bem como o recobrimento, foram submetidas a teste de envelhecimento o qual acusou vida útil superior a 25 anos para estes componentes.

Sistema Firedetec

Para evitar que o incêndio se alastre do interior da capela para o laboratório, o Grupo Vidy trouxe para o Brasil o Sistema Firedetec para Capelas de Exaustão.

Um completo sistema de prevenção contra incêndios, para laboratórios, Capelas de Exaustão e outras zonas com risco de combustão química. Um sistema rápido, autônomo e automático de detecção e supressão de incêndio, podendo ser instalado em qualquer capela de exaustão e até mesmo em outros locais onde haja o risco de incêndio, como armários de inflamáveis, salas, almoxarifados, bancadas, equipa-mentos, etc.

O sistema proporciona uma detecção em todo ambiente utilizando um do tubo detector feito de um polímero não-poroso de alta tecnologia, resistente a produtos químicos, que é instalado nas áreas críticas da capela de exaustão, e quando entra em contato com a chama, aciona o extintor de incêndio localizado junto a capela, e em segundos, as chamas são extintas pelo gás CO2. Não há contaminação pelo agente (CO2) e não deixa resíduo. Seu objetivo é extinguir o incêndio no estágio inicial, baby-fire antes de se tornar incontrolável.

 

 


Um único sistema pode atender até três capelas de exaustão, com a mesma eficiência. Esse sistema de extinção de incêndio, atende a norma NFPA 12.

Principais vantagens:
• Completamente automático. Não requer fonte externa de energia;
• Pode ser instalado em áreas de difícil acesso;
• Detecção contínua e linear em toda superfície do tubo;
• Supressão do fogo em segundos;
• Baixo custo de manutenção;
• Rápido e simples de instalar;
• Excelente custo x benefício; Lavador de Gases com Exaustor Aclopado.

Para maiores informações, consulte o departamento de engenharia da Vidy:
Tel.: 11 4787-3122
vidy@vidy.com.br
www.vidy.com.br

Voltar para notícias